TransGoldTur - Passeios para Fortaleza e outros destinos 







Avaliação

Francês / Barra S. Miguel / Gunga





Adulto

Francês : A população local afirma que a praia tem essa denominação devido ao fato de, à época do Brasil Colonial ser um dos locais frequentados por contrabandistas franceses de pau-brasil. Um dos principais destinos turísticos do nordeste, a Praia do Francês, em Alagoas, tem ingredientes para satisfazer a todos que buscam diversão, descansar ou praticar esportes. A poucos quilômetros de Maceió, capital do estado, a praia está localizada no município de Marechal Deodoro, onde nasceu o proclamador da república brasileira.

Parada obrigatória de surfistas de todo o mundo, a Praia do Francês é considerada por muitos o "Havaí Brasileiro". São 34 km de areia fofa e branquíssima, águas verdes e límpidas, centenas de enormes coqueiros à beira mar e ondas tubulares que chegam a mais de 2 m. A praia já serviu de palco de diversos eventos ligados ao esporte, como campeonatos de surfe nacionais e internacionais. Mas o que faz as ondas do Francês serem tão famosas? Evanildo Viana (38), praticante do esporte há 25 anos, responde: "o fundo de areia proporciona uma onda com muita qualidade e a presença da barreira de corais forma uma espécie de túnel onde as ondas podem fazer um corredor e concentrar a sua força, ficando mais perfeita e simétrica".

Se você não é surfista, não se preocupe. Não são apenas os praticantes desse esporte que podem desfrutar das belezas do Francês. As ondas mais fortes ficam do lado direito da praia. Do lado esquerdo, o mar é mais calmo e a paisagem exuberante, cercado por cinco quilômetros de recifes de coral. Nessa parte da praia estão localizados os bares e restaurantes de petiscos. Os visitantes podem se divertir no banana-boat e fazer aulas de surf, caiaque e mergulho. Outra atração da praia são os passeios de barcos até os bancos de corais, onde se pode mergulhar nas piscinas naturais. É importante ter cuidado na hora de escolher a empresa que fará o passeio. Algumas vezes a maré está cheia e não é aconselhável navegar, mas muitos desrespeitam e continuam abordando os turistas.

Barra S. Miguel: Considerada a cidade balneária mais badalada de Alagoas, a Barra tem uma exuberante beleza natural, diversificada com praias de areia branca, águas cristalinas e ilhas de manguezais. De sua marina, partem diariamente embarcações para a praia do Gunga, que fica no município de Roteiro. A Barra se destaca pelos campeonatos esportivos que promove: de Pesca de Arremesso, Enduro de Moto e Jeep (abril), Nordestino de Surf (setembro), e Mountain Bike (novembro). E ainda: o Festival de Música (janeiro), Carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana (17 a 26/07) e Emancipação (2/08).

A Barra de São Miguel nasce nas águas do Rio Niquim, e, logo a sua frente, os recifes suavizam as ondas do mar, dando-lhes a impressão de uma enorme piscina. Suas areias são claras e o mar é extremamente azul. Hoje é o mais badalado balneário de Alagoas.

O território atualmente ocupado por Barra de São Miguel foi aldeamento primitivo dos índios caetés, sobre os quais recai a fama de terem devorado o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha.

GUNGA: A Praia do Gunga é um autêntico cartão postal de Alagoas. Localizada no litoral sul, no município de Barra de São Miguel, em Maceió, ela está situada em uma curva sinuosa entre o oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro.

O cenário é paradisíaco. O destaque fica para as centenas de coqueiros que se espalham espetacularmente por toda sua extensão. Praia de águas calmas e esverdeadas, as areias são macias, vastas e brancas. Para chegar ao Gunga, o visitante pode optar pela via marítima ou terrestre. A curiosidade é que esta encantadora praia fica em uma propriedade particular.

Na ponta esquerda da praia do Gunga o mar se encontra com as águas quentes e tranquilas da Lagoa do Roteiro. Para quem procura agitação, este é o lugar certo para badalar, ponto de encontro de muita gente bonita. Os quiosques são super animados e oferecem pratos típicos da região, como peixes e lagostas. Do outro lado, na ponta direita, mais belezas. As falésias formadas por areias coloridas deixam os turistas fascinados. Não deixe de registrar essa paisagem incrível. Para alcançar as falésias somente a bordo de um buggy ou à pé. Prepare-se para uma longa caminhada.

O visitante pode acessar a praia do Gunga de duas formas. Uma delas é pelo porto da Barra de São Miguel, onde lanchas e escunas levam até a praia, em um percurso de 20 minutos. Nos passeios de lancha são oferecida opções de parada no aquário natural, onde as piscinas são formadas pelos arrecifes de coral, e nos grandes bancos de areia localizados na foz da Lagoa do Roteiro. As lanchas também podem, conforme o trajeto escolhido pelo turista, passar pelos manguezais da ilha de 3 corações e nas falésias coloridas, para depois chegar ao Gunga.

INFORMAÇÕES:

Saídas: Todos os dias
Valor do Passeio:R$ 35,00
Horário de saída:08:00hrs (primeiro hotel)
Horário de retorno:aprox. 17:00hrs (no hotel)

Francês / Barra S. Miguel / Gunga
Francês / Barra S. Miguel / Gunga
Francês / Barra S. Miguel / Gunga